Rotariano de Abelardo Luz é o novo governador do Rotary Distrito 4740
Na gestão em que o lema é “Servir para transformar vidas”, um rotariano de Abelardo Luz/SC é o novo governador do Distrito 4740 de Rotary International. Até 30 de junho de 2022, Ivan Roberto Gilioli vai liderar os mais de 1,4 mil rotarianos distribuídos em 56 clubes na região que compreende uma extensão que vai do extremo oeste até a Serra catarinense.
Ivan é empresário do ramo de combustíveis, energia e agricultura e reside em Abelardo Luz há 39 anos. Ao lado da esposa Telma Sonia Sgarbossa Gilioli, foi associado fundador do Rotary Club de Abelardo Luz – Sementes em 2011. No clube, já ocupou diversos cargos, inclusive o de presidente. No Distrito 4740, foi governador assistente em duas oportunidades. Em 2020 foi eleito pelo Colégio de Governadores para ocupar o cargo de governador do Distrito 4740 no ano rotário 2021/2022, função que assumiu no último dia 1º.
- É muito gratificante ser empossado governador do Distrito 4740 e também é uma grande responsabilidade estar conduzindo os clubes de Rotary e a Família Rotária do Distrito. Para chegar aqui tivemos muita preparação juntamente com os demais governadores e temos muito conhecimento para por em prática com o objetivo de ajudar os nossos clubes e os nossos companheiros a desenvolverem seus trabalhos e, principalmente, a se sentirem bem em Rotary – afirma Ivan.
De acordo com uma das metas propostas pelo presidente do Rotary International 2021/2022, Shekhar Mehta, o pedido para os rotarianos do Distrito 4740 é que cada um traga um novo associado durante a gestão, de forma que o Rotary aumente o alcance de sua rede global. Além disso, o governador vai trabalhar para a abertura de novos clubes em municípios que ainda não contam com um Rotary, mas que tem grande potencial para receber essa organização que faz a diferença nas comunidades onde atua.
- Como diz o nosso presidente do Rotary International, é preciso crescer mais para fazer mais. Temos dezenas de cidades em nosso Distrito que ainda não contam com um clube de Rotary e que tem potencial para receber e se desenvolver mais. Então, um dos focos do nosso trabalho é a expansão do Rotary pelo nosso Distrito aliado, é claro, às demais bandeiras de trabalho que o Rotary prioriza. Estamos prontos para servir e transformar vidas – comenta.
A organização
O Rotary International é uma rede mundial de líderes profissionais voluntários que existe há 116 anos e que realiza projetos sociais nas comunidades. É uma organização sem fins lucrativos e com maior capilaridade do mundo: atualmente tem aproximadamente 1,2 milhão de associados voluntários em 36.898 clubes distribuídos em 218 países e abrangidos por 527 distritos. No Brasil, são cerca de 52 mil sócios em mais de 2,4 mil clubes de 31 distritos rotários que realizam trabalhos que geram impacto positivo tanto em nível local ou internacional.
O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.
Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.
O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos (liderança, serviço, ética, diversidade e companheirismo) e a paz internacional.
Em 1979, o Rotary lançou um projeto para imunizar seis milhões de crianças contra a pólio nas Filipinas. O sucesso da iniciativa levou a organização a fazer da erradicação da poliomielite sua principal prioridade. Graças à dedicação e trabalho do Rotary e dos parceiros, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio. A campanha de combate à pólio é uma das maiores campanhas de saúde pública do mundo, tanto que hoje a doença está praticamente erradicada no planeta.






