Associação Alumni e a Semana Reconnect
Nossos Alumni, grupo que inclui todo aquele que participou de um ou mais dos nossos programas, são membros altamente importantes da família rotária. Quando os ex-participantes de programas se engajam no Rotary, eles podem se associar a um Rotaract ou Rotary Club, fazer doações à Fundação Rotária e interagir com os líderes locais.
Quem são os Alumni?
Os Alumni do Rotary são pessoas que participaram de um ou mais dos seguintes programas:
Interact
Rotaract
Intercâmbio de Jovens
Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações
RYLA
Bolsas Rotary pela Paz
Bolsas de estudos
Subsídios para Professores Universitários
Intercâmbio de Grupos de Estudos (integrantes e líderes)
Equipes de formação profissional (integrantes e líderes)
Outros programas regionais
Semana Reconnect e eventos para Alumni
Convidar Alumni para participar de projetos ou reuniões em um Rotary Club ou distrito é essencial para que eles sintam que têm um lugar esperando por eles no Rotary. Isso os incentiva a se associarem ou a pelo menos ficarem envolvidos conosco.
O objetivo da Semana Reconnect, que acontece no início de outubro de cada ano, é convidar os Alumni a participarem de algum evento de Rotary Club – seja um projeto, festa ou reunião. Muitos Alumni desejam ter uma conexão pessoal com o Rotary após a experiência no programa, por isso, é muito importante que os clubes realizem eventos que envolvam ex-participantes de programas.
Neste ano, a Semana Reconnect 2021 aconteceu de 04 a 10 de outubro. “Nós, do Distrito 4740, incentivamos todos os clubes do distrito a fazerem um convite especial para os seus Alumni, dando espaço na reunião do clube para ouvir os depoimentos sobre cada experiência vivida através do Rotary. Esta celebração internacional promove reencontros e momentos especiais de reconexão. Nosso distrito não deixou esta data passar em branco!”, destaca a companheira Karen Sandrin Rossi, presidente da Associação Alumni do Distrito 4740.
Colocando em prática
No Rotary Club de Campos Novos, nesse ano de 2021, a reconexão começou com os ex-intercambistas Angelo Sandrin Rossi e João Victor Schaly, participando do evento da tradicional Buchada do clube, no dia 9 de outubro. Como não houve reunião na semana pré-evento, devido ao trabalho de preparação da buchada, os ex-intercambistas, além do dia da Buchada, participaram das reuniões seguintes do clube.
“Eles fizeram uma apresentação do seu intercâmbio aos companheiros, mostrando a grande oportunidade que tiveram através do Rotary, da diferença para suas vidas e como essa experiência contribuiu na sua formação pessoal e profissional. Para nós, companheiros, é sempre uma satisfação ver a mudança que o Rotary provoca na vida dos jovens que vivem um programa como esse do Intercâmbio de Jovens”, conta Karen, que é associada ao Rotary Club de Campos Novos.
Angelo apresentou na reunião do dia 14 de outubro sua experiência em Taiwan, no ano rotário de 2018-19, e João fez a sua apresentação na semana seguinte, na reunião do dia 21, compartilhando sua experiência na França, no ano rotário de 2019-20. Além disso, o clube conta com o ex-intercambista, Carlos Vicente Becker, hoje companheiro rotariano, que também vai compartilhar nos próximos dias a sua experiência na Índia.
“Nosso clube valoriza muito o projeto de Intercâmbio de Jovens, que é um projeto que enriquece muito a vivência no Rotary, pois o clube vive o intercâmbio através do jovem que recebe e do jovem que está fora, aprendendo muito a valorizar nossa cultura, nossa região, nosso país e também a entender que apesar de todas as diferenças culturais, somos todos iguais”, finaliza Karen.






