Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Em reunião regular do clube, no dia 24 de fevereiro, foram entegues os banners das empresas que aderiram ao Programa Empresa Social do Rotary Club de Chapecó Sul Centenário nesta gestão e ainda não tinham recebido. As empresas Vaccaro Vintage, Kemia Tratamento de Influentes, Alterantiva Imóveis e Sami Móveis com Alma receberam os banners através de seus representates presentes. O clube tambpem tem como Empresa Social: Celuppi Contabilidade, Vildri Seguros, Dal Pont Otimização Industrial, Santa Clara Vidros, Arcus Embalagens, Royal Supermercados, Cachaçaria Velho Sumido e Mepar.
A reunião da semana teve a presença de Luiz Alberto Nottar, Vice Presidente do Rotary Club de Chapecó Oeste e Governandor Assistente do Distrito 4740, falando sobre o Projeto Global: Triturador e Granulador de Resíduos Diversos para o Verde Vida. O projeto, com valor superior a R$ 184.000,00 (centro e oitenta e quatro mil reais) terá o apoio do clube com mais quatro clubes de Chapecó, Rotaract, parceiros e o Rotary Club Posadas-Oeste da Argentina.
No dia 24 de Fevereiro de 2025 aconteceu a palestra com o Sr. Professor Germano Guttler da Udesc Campus de Lages sobre a compostagem, onde ele explicou como funciona o processo e com o objetivo da redução do lixo organico. A compostagem é um processo biológico em que os micro-organismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.A compostagem pode ser aeróbia ou anaeróbia, em função da presença ou não de oxigênio no processo.Na compostagem anaeróbia, a decomposição é realizada por micro-organismos que podem viver em ambientes sem a presença de oxigênio; ocorre em baixas temperaturas, com exalação de forte odor e leva mais tempo até que a matéria orgânica se estabilize.Na compostagem aeróbia, a decomposição é realizada por microrganismos que só vivem na presença de oxigênio. A temperatura pode chegar a até 70°C, os odores emanados não são agressivos e a decomposição é mais veloz.O processo de compostagem aeróbio de resíduos orgânicos tem como produto final o composto orgânico, um material rico em húmus e nutrientes minerais que pode ser utilizado na agricultura como recondicionador de solos, com algum potencial fertilizante.A vantagem do processo de compostagem é que há finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e micro-organismos, e aumenta a retenção de água no solo.
No dia 23 de fevereiro, de 2025, o Rotary Club de Canoinhas celebrou o aniversário de 120 anos do Rotary International de uma forma diferente. Em novembro do ano passado foi lançada uma Ação entre Amigos, com o intuito de arrecadar fundos paras os projetos sociais do clube. O sorteio dos prêmios foi marcado para o dia 23/02/2025, justamente na mesma data de aniversário do RI.
Feito a transmissão ao vivo pelo Intagram do clube, foram sorteados os seguintes ganhadores:
3º Prêmio - urso de pelúcia Polinho: Guilherme de Lima 2º Prêmio - fogão por indução Philco - Baltazar Vieira 1º Prêmio - quadro de pintura a óleo 80x60cm - João Gilberto Krauss
O Rotary Club de Canoinhas agradece a todos que colaboraram com a doação dos prêmios, compra e venda dos bilhetes e parabeniza os ganhadores.
No sábado, 22 de fevereiro, o Rotary Club de Canoinhas, junto com parceiros como o Interact Club, Clube de Caiaqueiros, GR Soluções Ambientais, Mili, Smurft Westrock, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros (de Canoinhas e Porto União), CIDASC, Prefeituras de Canoinhas e Três Barras e a Secretaria de Meio Ambiente de Canoinhas, realizaram mais uma vez a ação de limpeza do Rio Canoinhas.
A concentração da equipe foi na ponte que liga Canoinhas ao bairro São Cristóvão, em Três Barras, foram percorridos mais de 15 km do rio em barcos e caiaques, e também nas áreas ribeirinhas ao redor da ponte, onde foram recolhidos cerca de 5 m³ de resíduos de lixo, entre roupas, colchões, latas, garrafas, medicamentos, televisores, isopores, pneus, entulho, plásticos diversos, entre outros resíduos.
A ideia do projeto é ser realizado ao menos uma vez ao ano, para chamar a atenção das autoridades locais, como também mostrar para a população a importância de descartar o lixo de forma consciente em local apropriado e cuidar da limpeza do rio e suas margens. O projeto ainda avalia a necessidade de políticas públicas para o recolhimento de materiais como móveis e eletrodomésticos retirados das casas quando não se tem mais a utilização do mesmo, pois estes são tipos de resíduos comuns jogados em terrenos baldios e no prórpio rio, são materiais de volume e que não são coletados nem pela coleta seletiva, nem pela coleta de resíduos orgênicos do município. Ou seja, a população tem dificuldade de descartar esse maerial de forma correta.
Todo o material coletado na ação foi recolhido pela GR Soluções Ambientais, que garantirá a destinação correta dos resíduos. Os rotarianos agradecem a cada voluntário e parceiro por essa ação que reforça a importância de cuidar do meio ambiente e evitar os impactos negativos do descarte inadequado, como a poluição das águas, a ameaça à fauna e flora e os riscos à saúde pública, especialmente em períodos de enchentes.
Juntos, fazemos a diferença! Juntos fazemos um mundo melhor!
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.